Review - Tamiya Brasil MT-002 - British Infantry Tank Mk II Matilda

O kit MT-002 da extinta Tamiya Brasil lançado e injetado no Brasil em meados dos anos 1980 na escala 1:35 representando o tanque de infantaria Mark II conhecido como Matilda II.


O projeto que começou como a especificação A12 em 1936, como uma contraparte armada do primeiro tanque de infantaria britânico, a metralhadora armada, o tanque de infantaria A11 de dois homens Mark I que também era conhecido como Matilda, e o maior A12 foi inicialmente conhecido como Matilda II. A versão Mk.I foi abandonada em 1940 e, a partir de então, a A12 era quase sempre conhecida simplesmente como "a Matilda".



Com sua blindagem pesada, o Matilda II que possuía velocidade e armamento um tanto limitados perante seus concorrentes era considerado um excelente tanque de apoio à infantaria. Foi o único tanque britânico a servir do início ao fim da Segunda Guerra, embora esteja particularmente associado à campanha do Norte da África onde era conhecido como a ''Rainha do deserto'' e possuia  uma blindagem frontal de 78 mm que era quase duas vezes mais grossa que a rival mais próxima, a francesa SOMUA S35, e era considerada impenetrável por qualquer arma anti-tanque alemã ou italiana.  A arma de 40mm da Matilda podia disparar através de qualquer tanque do eixo em distâncias normais de combate. Apenas a artilharia pesada e as FlaK de 88 mm da Alemanha poderiam contra-atacar a Matildas no deserto. Porém Em 1942, as armas alemãs progressivamente mais poderosas já podiam causar danos graves na Matilda e o canhão de 2 libras já não mais era perigosa as blindagens alemãs mais espessa. 

Sendo assim foi  logo substituída no serviço de linha de frente pelo mais leve e menos caro Infantry Tank Mk III Valentine e a Matilda acabou sendo banida para o Pacífico, onde as forças japonesas não tinham armas pesadas e um terço da produção de Matilda foi enviado aos russos para substituir as enormes perdas dos tanques já que os soviéticos os consideravam melhores que nada e algumas seguindo nas batalhas até o final de 1944.

Este kit como manda a regra em todas as box-art da tamiya veio em uma caixa tipo tampa de papelão fino e não muito resistente, com uma arte que mostra uma Matilda em um fundo branco, tipo de arte  que eles usam para praticamente todas as caixas da marca a anos!


Já em sprues é um kit relativamente simples, são quatro sprues no total moldados em bege, bem como as faixas de borracha das lagartas e a banheira do chassi e a cartela de decais. A folha de instruções é dividida em de doze etapas de montagem e é, na maior parte, fácil de acompanhar e entender, com algumas fotos em preto-e-branco da Matilda II e comentários úteis na barra lateral. 

O kit do Matilda II é exatamente o mesmo kit conhecido no resto do mundo como os kits regulares da Tamiya Japonesa sob o código MM-124 e também mais recentemente como Item No: 35024 que foi por muitos anos o único kit disponível deste modelo sendo lançado no inicio dos anos 1970. E como sendo típico dos kits da Tamiya naquela época, a parte inferior do chassi tem um monte de buracos de suporte e chave liga/desliga da motorização opcional disponível naquela época no fundo da banheira do chassi. 


Como esperado de um kit dos anos 70, o nível de detalhe não é dos mais detalhados, mas felizmente, ao contrário de alguns dos lançamentos anteriores e da mesma época da marca, a maioria das ferramentas no veículo é fornecida separadamente, em vez de ser moldada diretamente no casco assim como as tampas do radiador de óleo que precisam ser montadas, mas nem tudo é alegria, já que os tubos do radiador são moldados diretamente no casco. 


Como é típico dos primeiros kits Tamiya motorizados, você pode olhar nas juntas do chassi e ver buracos, o mesmo ocorre com a parte de trás do tanque, onde há um gancho de encaixe que prende o casco superior à metade inferior e que pode ser cortado e as duas partes do tanque coladas, as folgas podem ser "preenchidas" com folha de estireno e os orifícios de fixação do casco inferior preenchido com massa e lixado. Graças a ideia da Tamiya em colocar motores e pilhas nos kits, as dimensões não são tão precisas, mas o resultado final da montagem faz ser um kit que se parece bem com um Matilda II.


Algumas das opções incluídas disponíveis são a versão Mk.I e o Mk.II, o posicionamento aberto ou fechado das escotilhas da torre e escotilha do motorista. Considerando o interior nu do tanque, é melhor o uso das portinholas fechadas. Também está incluído alguns colchonetes para pendurar na torre e alguns links da lagarta de reposição (infelizmente sem detalhes decentes). O kit contém uma figura de comandante com binóculos  que pode ser montatada olhando para fora pela cúpula do comandante.


Os Decalques são fornecidos para três tanques nomeados, sete unidades de tanques diferentes (1ª Divisão Blindada, 2ª Divisão Blindada, 6ª Divisão Blindada, 4ª Brigada de Tanques, 7ª Brigada de Tanques, 8ª Brigada de Tanques e 23ª Divisão Blindada - estas não são explicadas nas instruções) , bem como quatro diferentes marcações de esquadrão.


No geral, este é um kit que considero razoavelmente bom em detalhes, mas estou muito feliz de ter este kit, e por ele fazer parte da história do plastimodelismo brasileiro onde pouco se investe e essa foi uma ótima tentativa de se investir em um mercado pequeno e sem incentivos. O kit em si também têm suas vantagens: além de ser a única oferta desse modelo, é barata e está largamente disponível pela internet (não a versão injetada pela Tamiya Brasil, mas sim a japonesa!). Para aqueles que estão apenas começando a modelar e interessados ​​em militaria britânica WW2, esta seria uma boa escolha por ser um kit simples de se montar. Para modelistas mais avançados, sinto que este kit forneceria estrutura básica suficiente para um projeto de conversão para um modelo mais preciso e detalhado.


Na seqüência segue fotos dos manuais e dos sprues: 


















Comentários