Review - Trumpeter 00312 - Russia KV-2 Tank


O kit 00312 da Trumpeter lançado em 2005 na escala 1:35 representa o tanque pesado da União Soviética KV-2 


Os KVs foram uma série de tanques de serviço pesado soviéticos batizados com o nome do comissário de defesa e político Kliment Voroshilov. Na época da invasão da União Soviética pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial, os KV eram considerados os melhores blindados de seu tempo, mas constituíam apenas 2% do total das forças armadas soviéticas em 1941. O chassi KV foi outra das surpresas reservadas aos alemães após a invasão da Rússia em junho de 1941. Juntamente com o T-34, o KV-1 e o KV-2 formaram a principal espinha dorsal das forças armadas da União Soviética no período entre os anos de 1940-42.

O russo KV-2 sempre teve uma mística sobre ele, provavelmente devido a isso parecer mais um bloco de apartamentos sobre lagartas e montado com um enorme canhão de 152mm que na época não era conhecida em nenhum outro veículo blindado. Ainda ganhou status quase que lendário devido aos dias 22-27 de junho de 1941, quando a Alemanha iniciou sua invasão da Rússia, seus poderosos exércitos Panzer esperavam esmagar tudo diante deles como fizeram no resto da Europa. Em vez disso, eles se viram contra os tanques pesados de Stalin, montados sobre o chassi  KV. Esses gigantes seguraram o avanço alemão pela Rússia. Durante os dias 23 e 24 de junho de 1941, um único KV-2 conseguiu imobilizar o avanço da Sexta Divisão Panzer em uma ponte do rio Dubysa na Lituânia, atrasando e defendendo o avanço alemão para Leningrado por até 30 horas  ganhando apenas alguns ricochetes nestes tanques pesadamente blindados.


Mas as 45 toneladas dos KVs superaram o peso da maioria dos tanques de seu tempo e dobraram o peso dos tanques alemães mais pesados. As vantagens do KV eram uma blindagem quase  impenetrável para qualquer arma montada em outro tanque naquela época, a menos que fosse disparada a uma distância próxima de 100 metros de distância, apesar do bom poder de fogo e boa flutuabilidade em terreno suave. Suas desvantagens foram a sua lentidão e má manobrabilidade, baixo poder da transmissão, visibilidade fraca e baixa ergonomia. No final de 1942, os alemães tinham um número crescente de pistolas anti-tanques PaK 40 capazes de perfurar a blindagem dos KVs, 

Apesar de tudo isso e graças à sua superioridade inicial, o chassi KV foi um dos poucos tanques soviéticos escolhidos para continuar sua produção após a reorganização da produção de carros soviéticos. Devido à padronização partilhada o mesmo motor, transmissão e canhão com o T-34, foi construído em grandes quantidades e recebeu melhorias frequentes. A vantagem de seu motor em comparação com carros alemães foi o uso de diesel, menos inflamável e com maior autonomia, mas que a energia fornecida era inadequada para o peso do KV. Quando a produção foi movida para Tankograd, a produção do KV-2 foi interrompida. Embora impressionante em papel, o KV-2 foi projetado como um destruidor de bunkers com pouca mobilidade e não era útil no tipo de guerra móvel e fluida que era a Segunda Guerra Mundial. A torreta era muito pesada, difícil de se mover em terreno irregular e sua produção era muito cara. Havia apenas cerca de 250 KV-2, todos eles fabricados entre 1940-41. Em meados de 1943, o programa de tanques pesados ​​soviéticos estava prestes a ser cancelado.

O kit da Trumpeter  é embalado em uma caixa de papelão muito resistente, que é de regra para a marca. A box-art está muito bem com uma imagem que pode encorajar as pessoas a experimentar um diorama baseado na imagem. Dentro da caixa, você encontrará todos os sprues embalados individualmente em plástico, com exceção das rodas que vem dois sprues juntos e e os Links de vinil. o conteudo é dividido da seguinte forma:

- 9 sprues cinzas
- A parte inferior do chassi em plástico cinza, que não está protegido em uma bolsa de plástico, mas é protegido por sua própria área particionada na caixa
- 1 sprue com transparencias
- 1 cabo de cobre de 150 mm de comprimento
- 1 folha de decalque em uma bolsa de plástico selada
- 1 conjunto de esteiras de borracha
- 1 guia de cores impresso em papel brilhante
- 1 manual de instruções dobrado

Dando uma olhada atenciosa nos itens da caixa, você encontra um kit bem injetado, porém as peças tem algumas áreas de rebarbas e muitas marcas altas de ejeção, porem nem todas não serão vistas e as aparentes são de facil remoção


Este kit representa a variante mais comum do KV-2, o modelo 1940 com a torre de MT-2 redesenhada e adicionada do suporte esférico para a metralhadora. O kit realmente representa um veículo do segundo lote de produção de 100 KV-2 Modelo 1940 fabricado entre maio e junho de 1941 com a saliência regular do casco traseiro curvo apropriado para um veículo do segundo lote de produção, as telas do radiador com padrão usados no final. O kit também inclui as rodas de estrada em duas partes, rolamentos em borracha com aço prensado e rodas tratoras com dezesseis parafusos de retenção de cubo. 

Há no kit três caixas de arrumação retangulares grandes fornecidas para se colocar nas posições  7, 8 e 9 do para-lamas, juntamente com links sobressalentes para a posição número 10. No momento em que o segundo lote de KV-2 foi fabricado, a configuração das caixas de estiva foi alterada para as posições 7, 8 e 10 e os links sobressalentes eram normalmente carregados dentro das caixas de arrumação naquele momento em vez de externamente no pára-lamas. 


Os cabos de aço para reboque são de estilo inicial, você precisará perfurar as extremidades para acomodar o fio de latão fornecido para os cabos. Note, no entanto, que muitos veículos da segunda produção carregavam os cabos de reboque de padrão posterior com as pontes fundidas nos cabos.


O kit fornece a escotilha de acesso ao motor do tipo inicial, porém ele inclui opcionalmente uma pequena porta de inspeção central, como essa porta não foi introduzida até que o sistema de refrigeração do motor fosse revisado no final de 1941 (6 meses após a cessação da produção de KV-2) ela deve ser desconsiderada. 


Uma das coisas mais legais neste kit para mim foi a possibilidade de escolha entre montar as lagartas em vinil padrão ou Link-by-lenght. O que é lindo nessa injeção de estireno é que a Trumpeter moldou a queda entre os rolos de retorno, C\porém conforme observado, existem varias marcas de ejeção em cada link, mesmo nas peças mais longas, e garantia de uma limpeza entediante é certa. Mesmo o conjunto de vinil "de uma peça"  que também tem alguns defeitos da injeção não é ruim em um todo e muitos modelistas terão prazer em usá-los



A torreta é muito bem feita, com a maior parte das peças sendo adicionadas a um corpo principal para a torre. Mas o estranho é que o cano da arma consiste em um tubo de seção muito bizarro que não consigo combinar com nenhuma referência no KV-2. Ele aparece em alguns planos da fábrica, mas todos os tanques de produção possuem um tubo liso com um anel de proteção / reforço. Eu sugiro substituí-lo por um tubo de metal ou um de resina moldado corretamente.


No total, o kit é composto por 327 peças, Os decais são para um veículos genérico do Exército Vermelho com dois estilos de estrela vermelha. Um conjunto de slogans patrióticos "Za Stalina" (para Stalin) está incluído para os grandes lados da torreta. Este é um kit bonito e bem detalhado, e os passos de construção somente em estireno significam que este kit pode ser montado por modelistas de todos os níveis de habilidade



























Comentários

Postar um comentário